Dia Mundial da Segurança do Paciente 2022 – DMSP 2022

Autor institucional: 
Proqualis

Confira as ações do Proqualis para apoiar a campanha do DMSP 2022, que este ano tem como tema a ‘Medicação Segura’ 

 

Erros de medicação podem resultar em danos graves ao paciente, incapacidade e até mesmo morte. Em todo o mundo, 50% dos danos evitáveis nos cuidados de saúde são causados por esses erros, contexto exacerbado pela pandemia de COVID-19.

Considerando esse cenário, a Organização Mundial da Saúde (OMS) selecionou a ‘Medicação Segura’ como tema para o Dia Mundial da Segurança do Paciente 2022 (DMSP 2022), com o slogan ‘Medicação sem Danos’. 

A campanha da OMS reafirma os objetivos do Desafio Global da Segurança do Paciente: Medicação sem Danos, lançado em 2017, e apela a todos os interessados que deem prioridade a ações em áreas-chave, como as situações de alto risco, as transições de cuidados, a polifarmácia e os medicamentos com grafia ou som semelhantes. 

O Proqualis participa e apoia a campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2022. Para isso, preparou diferentes iniciativas, entre elas, materiais informativos, webinares e coletâneas de artigos e links relevantes que possam auxiliar os esforços dos profissionais de saúde para garantir a melhoria dos cuidados de saúde e a segurança de todo o processo de medicação.

Confira abaixo cada um desses produtos, que serão disponibilizados ao longo do mês de setembro:

1.    Cartaz produzido pelo Proqualis para divulgar os objetivos do DMSP 2022

2.    Webinar Proqualis ‘Medicação sem danos: como o farmacêutico clínico pode contribuir?’, realizado em 31 de agosto de 2022;

3.    Coletânea de artigos brasileiros sobre ‘Uso Seguro de Medicamentos’ publicados em português nos últimos 2 anos;

4.    Seleção de links para páginas de interesse sobre o DMSP 2022

5.    Infográfico em português sobre as áreas de ação do Desafio Global da Segurança do Paciente da OMS: Medicação sem Danos;

6.    Principais mensagens do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2022;

7.    Nova atualização da página de Práticas de Segurança – Uso Seguro de Medicamentos;

8 .   Webinar Proqualis ‘Medicação sem danos: como melhorar a prescrição e a administração?’, a ser realizado em 28 de setembro de 2022.