Uso de uma lista de verificação para a prevenção de quedas hospitalares: resultados de um projeto de melhoria da qualidade

Johnston M1 ; Magnan MA
Título original:
Using a Fall Prevention Checklist to Reduce Hospital Falls: Results of a Quality Improvement Project. Johnston M1, Magnan MA.
Resumo:

Objetivo: Esta iniciativa de melhoria da qualidade (MQ) procurou promover a segurança do paciente melhorando a adesão a um protocolo de prevenção de quedas já existente e aprovado pelo hospital. Os objetivos específicos da iniciativa foram avaliar o impacto da utilização de uma lista de verificação para a prevenção de quedas sobre (1) a implementação de um pacote de 14 intervenções específicas (o protocolo de prevenção de quedas) e (2) a incidência de quedas nas unidades participantes.
Métodos:
Uma equipe de MQ conduziu uma iniciativa de prevenção de quedas com duração de 26 dias. Os dados foram coletados durante os turnos diurno e noturno, durante 13 dias cada. Avaliamos o efeito da utilização de uma nova lista de verificação com 14 itens baseada no protocolo existente de prevenção de quedas, aprovado pelo hospital, sobre a adesão dos profissionais de enfermagem a cada intervenção e sobre a incidência de quedas na unidade participante. Os profissionais que entravam em cada turno utilizaram a lista de verificação durante a passagem de caso na troca de turno para determinar se todas as intervenções de prevenção haviam sido realizadas antes de aceitar assumir o cuidado do paciente. A incidência de quedas foi monitorada diariamente.
RESULTADOS:
Ao todo, 37 profissionais de enfermagem (enfermeiros e auxiliares de enfermagem) participaram do estudo-piloto e completaram 90 listas de verificação para a prevenção de quedas. A intervenção negligenciada com mais frequência foi a ativação do alarme do leito, que foi programado incorretamente 19% das vezes. Não ocorreram quedas de pacientes durante o estudo-piloto.
Conclusão:
Avaliando o uso da lista de verificação para a prevenção de quedas, a equipe de MQ identificou intervenções de prevenção negligenciadas com frequência e áreas que podem melhorar no protocolo de prevenção de quedas do hospital. É necessário um teste mais abrangente do impacto da lista de verificação para a prevenção de quedas.

Resumo Original:

Using a Fall Prevention Checklist to Reduce Hospital Falls: Results of a Quality Improvement Project.
Johnston M1, Magnan MA.
Abstract
Purpose: This quality improvement (QI) initiative aimed to promote patient safety by improving adherence to an existing hospital-approved fall prevention protocol. Specific aims of the initiative were to evaluate the impact of using a fall prevention checklist on (1) the implementation of a bundle of 14 specific interventions (the fall prevention protocol) and (2) the incidence of falls on participating units.
METHODS:
A QI team conducted a 26-day fall prevention initiative. Data were collected on day and night shifts for 13 days each. We evaluated the effect of using a new 14-item checklist based on the existing hospital approved fall prevention protocol on the nursing staff's adherence to each intervention and on the incidence of falls on the test unit. Oncoming staff used the checklist during change-of-shift handoffs to determine whether all prevention interventions were in place before accepting care of the patient. The incidence of falls was tracked daily.
RESULTS:
Thirty-seven nursing staff members (RNs and nursing assistants) participated in the pilot study and completed 90 fall prevention checklists. The most frequently missed intervention was setting the bed alarm, which was set incorrectly 19% of the time. There were no patient falls during the pilot study.
CONCLUSION:
By evaluating staff use of the fall prevention checklist, the QI team identified frequently missed prevention interventions and areas for improvement in the hospital's fall prevention protocol. A more comprehensive test of the fall prevention checklist's impact on fall prevention is needed.

Fonte:
; 119(3): 43-49; 2019. DOI: 10.1097/01.NAJ.0000554037.76120.6a.