Uma jornada para reduzir a ocorrência de quedas pediátricas.

Benning S1 ; Webb T2
Título original:
Taking the Fall for Kids: A Journey to Reducing Pediatric Falls.
Resumo:

OBJETIVO:
Realizamos um projeto de melhoria da qualidade em um hospital pediátrico com o objetivo de reduzir os danos relacionados às quedas pediátricas.
DESENHO E MÉTODOS:
Uma equipe interprofissional projetou e implementou intervenções baseadas em evidências alinhadas com a jornada hospitalar para a redução de danos aos pacientes. As intervenções incluíram a seleção e a implementação de uma ferramenta de avaliação do risco de queda, a implementação de elementos do pacote de intervenções para a prevenção de quedas e a implementação de educação a pacientes e famílias para a prevenção de quedas. O projeto foi avaliado através de inquéritos, auditorias e do monitoramento da taxa de quedas.
RESULTADOS:
A adesão ao pacote de intervenções aumentou de 27% para 88%, e houve zero queda de pacientes em cinco dos seis meses após a implementação deste programa abrangente de prevenção de quedas pediátricas.
CONCLUSÕES:
A implementação de intervenções baseadas em evidências específicas para pacientes pediátricos pode ajudar a reduzir a ocorrência de quedas de pacientes. Observamos um aumento substancial na adesão ao pacote de intervenções para a prevenção de quedas e uma diminuição da ocorrência de quedas e quedas com danos.
IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA:
O envolvimento e empoderamento de enfermeiros clínicos no desenho e a implementação de processos para a melhoria da qualidade pode melhorar substancialmente os resultados do cuidado e a segurança do paciente, além de reduzir os danos. São necessários novos estudos para identificar os fatores que promovem a melhoria da notificação, que é necessária para determinar a verdadeira incidência de quedas de pacientes em ambientes pediátricos hospitalares e ambulatoriais.
PALAVRAS-CHAVE:
cultura de segurança, melhoria da qualidade; avaliação de quedas; prevenção de quedas; risco de quedas; pediátrico

Resumo Original:

Abstract
PURPOSE:
To reduce harm related to pediatric falls, a quality improvement project was conducted at a children's hospital.
DESIGN AND METHODS:
An interprofessional team designed and implemented evidence-based interventions to align with the hospital's journey to reduce patient harm. These interventions included selection and implementation of a fall risk assessment tool, implementation of fall bundle elements, and implementation of fall prevention education to patients and families. Surveys, audits, and rate of falls were used to evaluate the project.
RESULTS:
Fall bundle compliance increased from 27% to 88% and there were zero patient falls in five out of the six months after implementation a comprehensive pediatric fall prevention program.
CONCLUSIONS:
Implementing pediatric-specific, evidence-based interventions can help to reduce patient falls. There was a substantial increase in fall bundle compliance and a decrease in falls and falls with injury.
PRACTICE IMPLICATIONS:
Engagement and empowerment of clinical nurses in the quality improvement process design and implementation can substantially improve patient outcomes and patient safety while reducing harm. Future research is needed to determine factors that promote enhanced reporting needed to determine the true incidence of patient falls in pediatric inpatient and outpatient settings.
KEYWORDS:
Culture of safety, quality improvement; Fall assessment; Fall prevention; Fall risk; Pediatric

Fonte:
; 46: 100-108; 2019. DOI: 10.1016/j.pedn.2019.03.008.