Sobre o Proqualis

O Proqualis, criado em 2009, volta-se para a produção e disseminação de informações e tecnologias em qualidade e segurança do paciente. Está vinculado ao ICICT/Fiocruz e conta com o financiamento do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção à Saúde. Objetiva ser uma fonte permanente de consulta e atualização para os profissionais de saúde através da divulgação de conteúdos técnico-científicos selecionados a partir da relevância, qualidade e atualidade. Para cumprir sua missão essencial de contribuir com o aperfeiçoamento das práticas de saúde o Centro Colaborador conta com este portal – proqualis.net – que emprega modernas tecnologias de informação.

Além de identificar, selecionar e disseminar conteúdos de fontes diversas, mais recentemente o Proqualis tem desenvolvido conteúdos próprios como aulas, entrevistas, vídeos, resenhas, notícias, entre outros. O conjunto dessa produção está disponível em acesso aberto, no portal, e também publicado em redes sociais como o Facebook (grupo Rede Proqualis – Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente) e Slideshare (perfil Proqualis), além do Youtube (canal Proqualis).

Na área de Segurança do Paciente, o portal está organizado em grandes temas que expressam as questões mais relevantes para que o cuidado ao paciente possa ser oferecido de forma segura: higienização das mãos, cirurgia segura, uso seguro de medicamentos, eventos adversos, identificação do paciente, prevenção de úlceras por pressão, prevenção de infecção associada a cateter venoso, prevenção de quedas e prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Esses cinco últimos temas são apresentados no portal através das páginas de Experiências Brasileiras que contêm iniciativas concretas de implementação de práticas seguras no cuidado em saúde. Essas páginas são elaboradas em um trabalho editorial conjunto com o Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com hospitais de excelência na gestão hospitalar, onde as iniciativas divulgadas foram implementadas com sucesso.

O modelo de cooperação/parceria utilizado nas páginas de experiências brasileiras, também é empregado para as demais páginas do portal. O trabalho em rede é uma característica do Proqualis. E nesse sentido, foram estabelecidas parcerias/colaborações com outras instituições brasileiras e internacionais, como a ENSP/Fiocruz e ENSP/Universidade Nova de Lisboa (UNL) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). Um trabalho fundamental do Portal é o de tradução, adaptação e publicação de conteúdos de instituições de relevância internacional para o português. Um exemplo deste trabalho foi a tradução e adaptação do vídeo da OMS – Aprendendo com os Erros, sobre a Administração Intratecal de Vincristina, e do livreto sobre Organização de Oficinas de Segurança da OMS, também da OMS. Recentemente foi acordado a tradução regular pelo Proqualis de material publicado pela The Health Foundation, assim como acertada parceria com o e-PortuguêsE e a Parceria Africana para a Segurança do Paciente (APPS), ambos vinculados à Organização Mundial da Saúde.

O trabalho desenvolvido nestes anos, em rede com pesquisadores e instituições, permitiu ao Proqualis atender ao chamado do Ministério da Saúde para contribuir na elaboração da Portaria 529, de 1 de abril de 2013, que lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Como representantes da Fiocruz no Comitê de Implementação do PNSP, foram indicados Walter Mendes, pesquisador da ENSP e colaborador do Proqualis, e Victor Grabois, professor da ENSP e coordenador executivo do Proqualis. Temos contribuído de modo decisivo com o PNSP, reunindo membros e colaboradores para a elaboração dos protocolos de práticas seguras nos temas inicialmente focados pelo Programa: Prevenção de Úlcera por Pressão, Cirurgia Segura, Identificação do Paciente e Prevenção de Quedas. Como parte da estratégia de implementação do PNSP, o Proqualis já elaborou dois vídeos relativos aos Protocolos de Higienização das Mãos e Prevenção de Úlcera por Pressão, e prepara o Caderno de Implementação relativo aos Protocolos Básicos de Segurança do Paciente (exceto o de Medicamentos), por solicitação do Ministério da Saúde. O site do Proqualis recebeu no último mês mais de 20.000 visitas, e nossos perfis nas redes sociais já foram acessados por várias dezenas de milhares de usuários desde sua criação há 2 anos. Esse cenário configura o Proqualis como a referência no SUS para a busca de conteúdo voltado à Segurança do Paciente, atual, relevante, de qualidade e sintonizado com os desafios de gestores e profissionais para oferecer um cuidado mais seguro e implementar as diretrizes do PNSP.

Portanto, o Centro Colaborador para Qualidade e Segurança do Paciente – Proqualis, nos anos vindouros, terá grandes desafios a enfrentar, o que implicará no aumento do seu escopo de atuação, além do incremento das atividades de identificação e produção e disseminação de conteúdos, através do crescimento das redes colaborativas e da comunicabilidade do portal com seus usuários.

 

17 de junho de 2016

Margareth Portela
Coordenadora do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis)