VII Seminário da Qualidade e Segurança recebe inscrições até 07/11

Autor institucional: 
Ascom/Ministério da Saúde

Profissionais de saúde podem inscrever trabalhos sobre o tema ‘Cirurgias Seguras Salvam Vidas’. Evento ocorrerá no Into

Estão abertas as inscrições para participação e envio de trabalhos para o VII Seminário da Qualidade e Segurança da Câmara Técnica de Qualidade e Segurança (CTQS) dos hospitais e institutos federais no Rio de Janeiro. Os profissionais podem se inscrever até o dia 7 de novembro. A edição de 2018 acontecerá no dia 13/11 (terça-feira), a partir das 8h30, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into).
 
A temática do seminário será ‘Cirurgias Seguras Salvam Vidas’ e enfatiza as discussões sobre a quarta meta, dentre as seis, de Segurança do Paciente preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS): assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos. A programação aborda experiências de profissionais das unidades federais no Rio sob uma perspectiva multidisciplinar, incluindo o olhar de gestores, médicos e enfermeiros.
 
Para Adelia Quadros, coordenadora das Câmaras Técnicas Assistenciais dos Hospitais Federais, é importante traçar estratégias em conjunto: "as falhas em procedimentos cirúrgicos podem ser minimizadas com estratégias de prevenção, que muitas vezes são simples como um checklist de verificação de segurança cirúrgica acompanhado por toda a equipe. Neste encontro vamos pensar coletivamente em melhorias nos processos de trabalho, com impacto positivo na segurança do paciente".
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://bit.ly/2DVAV6J. Profissionais interessados em enviar trabalhos científicos terão até o dia 02 de novembro para enviar o conteúdo. No dia do evento haverá uma ação voluntária que receberá a doação de latas de leite em pó para a Associação Reviver Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente.
 
A CTQS atua em consonância com o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Promove a integração das áreas de Gestão da Qualidade e Segurança, Gerência de Risco das unidades federais, em articulação com universidades, unidades estaduais e municipais, para desenvolver as ações propostas pelo Ministério da Saúde. Um dos seus objetivos é promover processos de capacitação em segurança do paciente para profissionais que atuam no cuidado à saúde e em vigilância à saúde.
 
Confira na íntegra a programação do VII Seminário da Qualidade e Segurança da CTQS:
 
8h30 – Recepção
9h – Mesa de abertura
9h15 - Conferência: "Segurança na Assistência Cirúrgica"
10h - Mesa Redonda: "O que melhorou com a aplicação do Protocolo de Cirurgia Segura"
Moderadora: Renata Paschoal
                                      A visão do Anestesiologista
                                      A visão do Cirurgião
                                      A visão do Enfermeiro
11h - Palestra: "O que melhorou com a aplicação do Protocolo de Cirurgia Segura – a visão do Gestor"
12h - Visita aos pôsteres
13h - Momento Cultural
13h30 - Apresentação de Trabalhos Selecionados
Moderadora: Luana Pestana
14h - Painel de Experiências: Implementação do Protocolo de Cirurgia Segura
Moderadora: Adelia Quadros
15h - Encerramento

Serviço:
VII Seminário da Qualidade e Segurança da CTQS dos Hospitais e Institutos Federais no Rio de Janeiro
Data: 13/11/2018 (terça-feira)
Horário: 8h30 às 15h
Local: Into (Av. Brasil, 500 - São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ - Auditório 2º andar)
Inscrições: até 7/11 (gratuitas) pelo link: http://bit.ly/2DVAV6J