Semana de Conscientização da Segurança do Paciente nos Hospitais e Institutos Federais no Rio de Janeiro

Sensibilização através de ações educativas

Por Isis Breves | Publicado em 03/04/2017

(Foto: Roda de Conversa no HFSE. As profissionais são do núcleo de segurança do paciente.
Ravena Maurício (enfermeira) e Leonor Gomes (assistente social e coordenadora atual)

Sensibilizar profissionais de saúde e pacientes para a segurança baseada nas metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do Ministério da Saúde (MS), através de ações educativas e lúdicas, esse é o objetivo da Semana de Conscientização da Segurança do Paciente. As ações acontecem de 29 de março a 05 de abril nos Hospitais e Institutos Federais no Rio de Janeiro.

“O tema da sensibilização é Todo dia é dia de segurança do paciente. Cada unidade tem a autonomia para executar suas ações, o importante é focar no cuidado centrado no paciente. Por exemplo, no primeiro dia da Semana (29/03) o Hospital de Ipanema realizou uma palestra para seus colaboradores sobre prevenção de quedas. No Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro estão acontecendo ao longo da Semana, rodas de conversas com as equipes de diferentes setores sobre a importância da cultura de segurança. Enfim, são diferentes ações que cada unidade elegeu para desenvolver. Além disso, produzimos materiais educativos para distribuição nas unidades”, explica Claudia Regadas, Presidente da Câmara Técnica de Qualidade e Segurança das Unidades Federais no Rio de Janeiro.

A Semana de Conscientização da Segurança do Paciente faz parte das ações incentivadas pelo MS em comemoração ao PNSP. O Programa foi lançado em 1º de abril de 2013. Em 2016, o MS lançou o “abril pela Segurança do Paciente” para motivar os serviços de saúde do país a realizarem ações de conscientização para as metas do PNSP.