Pesquisador da Fiocruz é premiado pela sua atuação em prol da Segurança do Paciente

Walter Mendes recebeu a 1ª edição do prêmio Júlia Lima do Hospital Israelita Albert Einstein 

Autor pessoal: 
Isis Breves;

O médico Walter Viera Mendes Junior, pesquisador e professor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e colaborador do Proqualis do Icict/Fiocruz, recebeu o prêmio Júlia Lima promovido pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein. A homenagem a Mendes aconteceu no dia 29 de agosto em São Paulo, segundo dia de evento do 3º Fórum Latino-americano de Qualidade e Segurança na Saúde da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein e Institute of Health Improvement (IHI), .

Mendes é autor de trabalhos inovadores sobre eventos adversos em hospitais no Brasil, é membro do Comitê do Programa Nacional de Segurança do Paciente e coordenou o Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente promovido pela Ensp da Fiocruz em parceira com a Ensp da Universidade Nova de Lisboa. Recebeu a 1ª edição do prêmio Júlia Lima por todas suas contribuições para Segurança do Paciente no país.

O prêmio Júlia Lima recebe esse nome pois refere-se a bailarina que faleceu no Hospital Israelita Albert Einstein devido a ocorrência de um evento adverso catastrófico em 2015. A partir dessa edição,  o prêmio será dado a profissionais que fazem a diferença em ações para Segurança do Paciente.

Saiba mais: O prêmio Júlia Lima só foi possível devido a um importante trabalho de Abertura de Informação (Disclosure) realizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein envolvendo os profissionais de saúde e a família de Júlia. Veja como é esse trabalho liderado pela enfermeira Fernanda Paulino Fernandes Anjos, no vídeo do webinar Proqualis que abordou esse tema:

https://www.youtube.com/watch?v=GUihgVaRR1w