Associação Congregação de Santa Catarina é percursora no Brasil do movimento “O que importa para você?

Envolvimento do Paciente

Associação Congregação de Santa Catarina é percursora no Brasil do movimento “O que importa para você? ”

Isis Breves
    O movimento “O que importa para você?” é uma ação com a finalidade de estimular o diálogo entre profissionais de saúde e pacientes, para criar um elo de compaixão e empatia entre eles. Assim, consegue tornar o atendimento humanizado e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente. Este ano, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), que trouxe a iniciativa para o Brasil, quer inspirar outras instituições a aderirem à campanha.
     Esse movimento surgiu no Instituto norte-americano Institute for Healthcare Improvement (IHI) em 2010, liderado por Maureen Bisognano. No mesmo ano, a Escócia aderiu ao movimento através de dois enfermeiros, Jennifer Rodgers e Shaun Maher, que desenvolveram maneiras para descobrir o que importava para os pacientes.  Jennifer atuava em uma unidade pediátrica, onde desenvolveu um processo que permitia que todas as crianças internadas fizessem cartazes mostrando o que importava para elas.    No Brasil, o movimento é disseminado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) desde 2016. “A ACSC é a 1ª instituição de saúde da América Latina a aderir ao movimento. No ano passado, realizamos 250 conversas com os pacientes de toda rede. Nessa escuta, percebemos que um simples “bom dia” faz toda diferença no cuidado. Estamos refletindo sobre o que realmente importa para as pessoas, sob cuidados da rede e, assim, esperamos oferecer, de fato, um atendimento humanizado”, explica Camila Lorenz, Analista Corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente da ACSC, responsável pela campanha “O que importa para você?” dentro da Instituição.
    “Esse ano, vamos novamente promover esse diálogo entre profissionais de saúde e o paciente, com ações em todas as Casas de Saúde da ACSC, incluindo o Lar Madre Regina, de Assistência Social, no dia 06 de junho. A novidade é que estamos incentivando outras instituições a aderirem ao movimento ‘O que importa para você?’. Por essa razão, disponibilizamos, no Portal da ACSC, um hotsite com todas as informações sobre a campanha, que tem como objetivos mundiais envolver mais de 30 países, com cerca de duas mil equipes do mundo todo. Nesse hotsite, encontra-se o material da campanha, manual, em português, sobre o movimento e demais conteúdos de apoio para a adesão. Além disso, como inspiração, há um espaço exclusivo para as histórias dos pacientes”, fala Camila.

Inspire-se! Veja o hotsite do movimento “O que importa para você?” em: http://www.acsc.org.br/oqueimportaparavoce/
Baixe o material da campanha em: http://www.acsc.org.br/oqueimportaparavoce/materiais-da-campanha/