Uso do mapeamento do fluxo de valor para melhorar a qualidade do cuidado em unidades com poucos recursos

RAMASWAMY, R. ; ROTHSCHILD, C. ; ALABI, F. ; WACHIRA, E. ; MUIGAI, F. ; PEARSON, N.
Título original:
Using Value Stream Mapping to improve quality of care in low-resource facility settings
Resumo:

Problema ou questão de qualidade: A Jacaranda Health (JH) é uma organização sediada no Quênia que procura prestar serviços de saúde acessíveis e de alta qualidade para mães e recém-nascidos através de uma cadeia de unidades de saúde privadas em Nairobi.

Avaliação inicial: A JH precisava adotar a melhoria de qualidade como uma estratégia que envolvesse toda a organização para otimizar a efetividade e a eficiência.

Escolha da solução: O Mapeamento do Fluxo de Valor, uma ferramenta da metodologia Lean, foi usado para envolver os profissionais na priorização de oportunidades para melhorar os resultados clínicos e a qualidade do cuidado com foco no paciente.

Implementação: A implementação foi realizada em um processo de cinco etapas: (i) envolvimento e comprometimento de lideranças; (ii) treinamento dos profissionais; (iii) formação de equipes; (iv) demonstração passo a passo do processo; (v) construção e validação.

Avaliação: O Mapa do Fluxo de Valor permitiu que a organização se reunisse para desenvolver uma visão do processo de cuidado de ponta a ponta na JH e selecionasse oportunidades de melhoria para o sistema como um todo.

Lições aprendidas: O Mapa do Fluxo de Valor é uma ferramenta visual simples que permite que as organizações envolvam os profissionais de todos os níveis para promover o comprometimento em relação aos esforços de melhoria da qualidade.

Palavras-chave: Cuidado hospitalar; ambiente de cuidado; melhoria de qualidade; gestão da qualidade.

Resumo Original:

Quality problem or issue: Jacaranda Health (JH) is a Kenya-based organization that attempts to provide affordable, high-quality maternal and newborn healthcare through a chain of private health facilities in Nairobi.

Initial assessment: JH needed to adopted quality improvement as an organization-wide strategy to optimize effectiveness and efficiency.

Choice of solution: Value Stream Mapping, a Lean Management tool, was used to engage staff in prioritizing opportunities to improve clinical outcomes and patient-centered quality of care.

Implementation: Implementation was accomplished through a five-step process: (i) leadership engagement and commitment; (ii) staff training; (iii) team formation; (iv) process walkthrough; and (v) construction and validation.

Evaluation: The Value Stream Map allowed the organization to come together and develop an end-to-end view of the process of care at JH and to select improvement opportunities for the entire system.

Lessons learned:The Value Stream Map is a simple visual tool that allows organizations to engage staff at all levels to gain commitment around quality improvement efforts.

Keywords: hospital care; setting of care; quality improvement;quality management

Fonte:
Int J Qual Health Care ; 29(7): 961-965; 2017. DOI: 10.1093/intqhc/mzx142.