Implementação de um programa dirigido por enfermeiros para reduzir a incidência de lesões por pressão adquiridas no hospital em ambientes de terapia intensiva pediátrica.

Rowe AD ; McCarty K ; Huett A
Título original:
Implementation of a Nurse Driven Pathway to Reduce Incidence of Hospital Acquired Pressure Injuries in the Pediatric Intensive Care Setting.
Resumo:

OBJETIVO:

Um grande hospital pediátrico independente no sul dos Estados Unidos registrou um aumento de 117% nas lesões por pressão adquiridas no hospital (LPAH) entre 2013 e 2015, com maior incidência nas unidades de terapia intensiva.

DESENHO E MÉTODOS:

Desenhamos e implementamos um projeto de melhoria da qualidade para auxiliar na prevenção de lesões por pressão. Uma revisão da literatura confirmou que as LPAH pediátricas representam um desafio e que o uso de pacotes de medidas e diretrizes de fácil utilização podem ajudar a eliminar as barreiras à prevenção. Este projeto de melhoria da qualidade teve dois objetivos. Primeiro, reduzir em 10% a incidência de LPAH na UTI pediátrica. Segundo, aumentar em 10% a adesão ao pacote de medidas para a prevenção de lesões por pressão. O terceiro objetivo foi identificar se há diferenças na porcentagem de intervenções implementadas em dois grupos diferentes de pacientes. O modelo de Estrutura, Processo e Resultados de Donabedian orientou o desenvolvimento e a implementação deste projeto de melhoria da qualidade. Intervenções centradas nos escores de subescalas de avaliação de risco têm a possibilidade de mitigar fatores de risco específicos e melhorar a prevenção de lesões por pressão.

RESULTADOS:

Após a implementação do programa dirigido por enfermeiros, observou-se uma redução de 57% nos casos de LPAH relatados na UTI pediátrica, bem como um aumento de 66% na adesão ao pacote de medidas de prevenção de lesões por pressão.

CONCLUSÕES:

A implementação do programa de prevenção de lesões por pressão conduzido por enfermeiros foi bem-sucedida. Observou-se um aumento significativo na adesão ao pacote de medidas de prevenção de lesões por pressão e uma diminuição nos casos de LPAH.

IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA:

O programa desenvolvido e implementado neste projeto de melhoria da qualidade pode ser adaptado a outras populações e ambientes de saúde, servindo como base para uma variedade de situações.

Resumo Original:

PURPOSE:

A large, freestanding pediatric hospital in the southern United States saw a 117% increase in reported hospital acquired pressureinjuries (HAPI) between 2013 and 2015, with the intensive care units being the units of highest occurrence. Design and Methods A quality improvement project was designed and implemented to assist with pressure injury prevention. Literature review confirmed that pediatric HAPIs are a challenge and that usage of bundles and user-friendly guidelines/pathways can help eliminate barriers to prevention. The aim of this quality improvement project had two aims. First, to reduce HAPI incidence in the PICU by 10%. Second, to increase consistent usage of pressure injury prevention strategies as evidenced by a 10% increase in pressure injury bundle compliance. The third aim was to identify if there are differences in percentage of interventions implemented between two different groups of patients. Donabedian's model of Structure, Process, and Outcomes guided the development and implementation of this quality improvement project. Interventions focused on risk assessment subscale scores have the opportunity to mitigate specific risk factors and improve pressure injury prevention.

RESULTS:

Through implementation of the nurse driven pathway there was as 57% decrease in reported HAPIs in the PICU as well as a 66% increase in pressure ulcer prevention bundle compliance.

CONCLUSIONS:

Implementation of the nurse driven pressure injury prevention pathway was successful. There was a significant increase in bundle compliance for pressure ulcer prevention and a decrease in reported HAPIs.

PRACTICE IMPLICATIONS:

The pathway developed and implemented for this quality improvement project could be adapted to other populations and care settings to provide guidance across the continuum.

Fonte:
; S0882-5963(17): 30483-9; 2018. DOI: 10.1016/j.pedn.2018.03.001.