Consorcio Latinoamericano de Innovación, Calidad y Seguridad en Salu (CLICSS) lidera iniciativa "Adiós Bacteremias: Aumentando el Impacto"

Autor institucional: 
Consorcio Latinoamericano de Innovación, Calidad y Seguridad en Salud
Resumo: 

A iniciativa internacional "Adiós bacteriemias: Aumentando el Impacto”, conduzida pelo Consorcio Latinoamericano de Innovación, Calidad y Seguridad en Salud (CLICSS) e pelas organizações e hospitais participantes, tem por objetivo reduzir a incidência de infecções da corrente sanguínea associadas a cateteres venosos centrais (ICS-CVCs) em unidades de terapia intensiva (UTIs) da América Latina.

"Adiós Bacteriemias: Aumentando el Impacto" é a segunda fase da campanha "Adiós Bacteriemias", lançada em 28 de setembro de 2012, com o objetivo de reduzir em 50% a taxa de ICS-CVCs em UTIs da América Latina.  Durante a campanha foram realizadas 18 sessões virtuais de aprendizagem centradas na implementação de intervenções baseadas em evidências para reduzir a incidência de ICS-CVCs. Participaram desta primeira fase 39 UTIs, representando 14 hospitais de 4 países da América Latina. Os resultados demonstram uma redução de 56% na taxa de infecções da corrente sanguínea durante a campanha. Essa redução representa um impacto potencial de 336 episódios de ICS-CVCs prevenidos, 2352 dias de internação hospitalar, economias estimadas em 3,4 milhões de dólares e 84 vidas salvas.

Para conhecer a primeira campanha, clique aqui: http://proqualis.net/noticias/campanha-adeus-bacteremias-campa%C3%B1a-adi%C3%B3s-bacteriemias-0

Idioma do conteúdo: